Dicas de economia de energia no inverno

Tempo de leitura: 3 minutos

Inverno é sinônimo de frio e… aumento na conta de luz. Veja como evitar!

O inverno chegou e tão certeiro quanto a queda de temperatura é o aumento na conta de luz. Mas é possível controlar os gastos com algumas dicas de economia. Preste atenção: algumas dicas aqui envolvem os hábitos diários, mas algumas delas dependem de uma única atitude para trazer uma economia permanente no consumo de energia elétrica.

  1. Evite banhos longos

Não tem jeito. O campeão de consumo no inverno é mesmo o chuveiro elétrico. E para evitar um susto na conta de luz, tem duas dicas: evite ligar o chuveiro na potência máxima quando possível e, principalmente, não demore no banho.

  1. Apague as luzes

Deixar a luz acesa de bobeira acaba fazendo diferença no consumo mensal. No inverno, então, as lâmpadas ficam acesas por mais tempo, já que os dias duram menos. Acostume-se a apagar a luz ao sair de um cômodo. Por falar em luz natural, ela é uma aliada na economia de energia. Abra janelas e cortinas durante o dia e use menos lâmpadas.

  1. Preste atenção nas cores

Ainda na parte de iluminação, as cores do ambiente têm grande influência. Se você precisa de luminosidade, prefira cores claras para paredes e tetos, pois elas refletem melhor a luz. Se pintar o cômodo não chega a ser o caso, papeis de parede são uma alternativa barata e prática.

  1. Seja um consumidor consciente

Quando comprar um eletrodoméstico, procure o selo Procel ou etiqueta do Inmetro com classificação A, que indicam os produtos mais econômicos.

  1. Prefira lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED custam um pouquinho mais caro, mas fazem diferença enorme com o passar do tempo. Uma LED dura em média 16 anos, cinco vezes mais que uma lâmpada fluorescente. Além disso, elas consomem de 60% a 80% menos energia do que as outras lâmpadas.

  1. Não deixe nada ligado à toa

Você costuma deixar a TV ligada só para fazer companhia? Vale a pena repensar esse hábito. Se ninguém estiver assistindo, desligue. O mesmo vale para o computador. Evite deixá-lo ligado apenas por comodidade. Para economizar ainda mais, tire da tomada os aparelhos que ficam em stand-by, como micro-ondas, televisores, aparelhos de som e DVD.

  1. Acumule roupa para lavar

Espere acumular o máximo de roupa que puder para economizar em água e energia no uso da máquina de lavar, secadora e ferro de passar. Quando for passar roupas, comece pelas peças que exigem temperatura mais baixa e aumente a potência do ferro conforme a necessidade.

  1. Cuidados com a geladeira

Aqui vão quatro dicas em uma, todas envolvendo a geladeira. Primeiro, ajuste o termostato conforme a variação de temperatura. Em seguida, verifique se a borracha de vedação da porta está em boas condições. Nunca use a parte traseira para secar roupas e, finalmente, não abra a geladeira por muito tempo ou sem necessidade.


Tem  alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *