Construir, comprar ou alugar… Qual a melhor opção?

Tempo de leitura: 4 minutos

Veja o ônus e bônus de cada um e tire sua própria conclusão

O lar é sagrado e ter uma casa própria é o sonho de muita gente. Mas será que compensa mais comprar ou construir? Aliás, a casa própria vale mesmo a pena ou é melhor alugar?

A resposta vai depender das condições e necessidades de cada um. Ainda na dúvida? Organizamos as ideias para você decidir o melhor para o seu caso. Vamos lá!

Vantagens de construir

Construir uma casa significa fazer tudo do jeitinho que você quer. Cômodos, metragem, funcionalidades, acabamentos e etc. Todos os detalhes ficarão a seu critério. As únicas limitações são o orçamento e o espaço.

Não só isso, construir é vantajoso também financeiramente, pois pode custar até 30% menos do que a casa comprada pronta, com tendência maior de valorização.

Desvantagens de construir

A maior dificuldade de construir a casa própria é na compra de um terreno bem localizado. Imóveis em regiões mais estruturadas são raros e bem mais caros. Se você deseja ter um terreno espaçoso, certamente terá que procurar em bairros mais afastados.

Construir também exige tempo e energia. A espera varia de acordo com o projeto e andamento das obras.

Outro problema para construir é no financiamento. As linhas de crédito para quem deseja construir são em menor número de opções e não são tão simples. Além de ter o terreno comprado, é necessário ter o projeto pronto e aprovado pela prefeitura.

Para quem é indicado construir

Construir é a melhor opção para quem faz questão de personalizar totalmente o lar, não se importa com a possibilidade de morar em regiões mais afastadas, não tem pressa para mudar e dispõe de uma boa quantia em dinheiro guardada para abater do financiamento.

Cuidados importantes para quem quer construir

Recorra a profissionais capacitados para questões técnicas como desenho da planta, condições do terreno e acompanhamento da obra. O barato pode sair caro lá na frente.


Vantagens de comprar

A principal vantagem de comprar uma casa é no financiamento. Existem muitas linhas de crédito à disposição, com parcelas que cabem no orçamento familiar. Além disso, existe a praticidade. Você não terá de lidar com os desgastes de uma obra e a espera é menor. Se o imóvel for comprado na planta, o tempo é compensado no preço e na valorização certeira.

Desvantagens de comprar

Por outro lado, as taxas de financiamento na compra do imóvel podem ser muito excessivas. Ao final das parcelas, você poderá ter pago o dobro do valor original.

Para quem é indicado comprar

Comprar é a melhor opção se você não deseja arcar com as dificuldades de uma obra, não quer esperar muito para mudar e se contenta com as opções oferecidas pelo mercado imobiliário.

Cuidados importantes para quem quer comprar

Para imóveis prontos, principalmente usados, muita atenção na parte elétrica e hidráulica. Consulte profissionais de confiança para verificar possíveis defeitos. Para imóveis na planta, pesquise sobre a idoneidade das empresas envolvidas e verifique se o empreendimento está devidamente registrado.

Vantagens de alugar

Alugar um imóvel sai mais barato do que financiar uma casa, principalmente para quem tem poucos recursos para dar de entrada. O processo envolve menos burocracias e a possibilidade de morar no bairro desejado é muito maior, com ótimo custo-benefício.

Desvantagens de alugar

O imóvel alugado não é seu, portanto, se você quiser fazer alguma reforma, terá que negociar e pedir permissão ao proprietário. Lembre-se também que o aluguel é sujeito a reajustes anuais.

Para quem é indicado alugar

Se você tem urgência em encontrar uma moradia e pode precisar se mudar em breve por conta de trabalho ou estudos, a locação é a melhor opção.

Cuidados importantes para quem quer alugar

Reformas estruturais são de responsabilidade do proprietário. Danos por conta de mau uso serão cobrados do inquilino.

 

Tem  alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *