Quais as diferenças de brocas para parede, madeira e metal?

Tempo de leitura: 2 minutos

Existe muita ciência por trás da broca que você usa mesmo que seja para fazer um simples furo na parede. Pensar apenas no diâmetro e pegar qualquer uma do kit dificilmente será uma boa opção, sob o risco de quebrar a broca, a furadeira, a peça que está sendo furada e tudo o mais.

Existem uma infinidade de modelos e tipos de broca, cada uma para uma função específica. Para simplificar e facilitar sua escolha, vamos explicar um pouco sobre as ferramentas mais comuns para a perfuração de concreto, madeira e metal. Vamos lá!

Brocas para madeira

Para perfurar madeiras, a mais comum é a broca de três pontas. É fabricada em aço carbono para resistir ao atrito com a madeira. Fácil de usar e precisa, é ideal para furos de até 12 milímetros. O desenho é helicoidal e as ranhuras são maiores para facilitar a expulsão de pó e serragem.

Também bastante utilizada para furos em madeira é a broca chata, encontrada em medidas de até 35 milímetros. A lâmina chata, bem maior que o diâmetro da haste, faz desta broca uma boa solução para furos grandes com furadeiras domésticas. Ela também tem três pontas, mas não tem a mesma precisão.

Brocas para concreto, pedra e cerâmica

A principal característica das brocas para concreto é a fabricação em ligas bastante duras para suportar o alto impacto. Por outro lado, o corte não é tão afiado quanto às de madeira. A extremidade possui uma pastilha mais larga, chamada vídea (ou widea), que forma o desenho de uma seta. Para melhor desempenho, essa broca deve ser usada na função martelete da furadeira.

Brocas para metal

As brocas para metal são construídas em aço rápido, um material capaz de penetrar em todos os tipos de metais ferrosos e não ferrosos. No entanto é necessário cuidado no manejo, pois ela quebra facilmente com movimentos bruscos. As ranhuras são bem grandes, necessárias para ejetar os fios longos e cavacos que se formam durante o corte.

Tem alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *