Instalação Hidráulica: Como evitar problemas

Tempo de leitura: 2 minutos

Confira dicas simples para sua instalação hidráulica ser um sucesso.

Instalações hidráulicas mal feitas são os principais causadores de problemas no encanamento. A boa notícia é que fazer um trabalho bem feito não é difícil. Confira algumas dicas simples para que sua instalação hidráulica seja de nível excelente.

Saiba a pressão da rua

Se a pressão da água que vem da rua for muito baixa, a caixa d’água demora mais para encher e aparelhos como chuveiro e máquina de lavar terão o desempenho comprometido. Se a pressão for muito alta, a instalação precisará de tubos mais largos e resistentes. Outra solução é o uso de dispositivos reguladores de pressão da água.

Caixa d’água

O tamanho da caixa d’água depende do tamanho da casa e dos habitantes. Ela deve ficar a pelo menos 2 metros de altura do ponto de uso mais alto da casa para garantir boa pressão de água. Atenção especial com os chuveiros, que podem vir com especificações sobre a altura necessária.

Defina bem os pontos de água

A pior coisa aqui é esquecer de algum ponto de saída e só lembrar quando for tarde demais. Repasse todos os ambientes da casa, planeje os pontos de água, meça os espaços com cuidado e verifique todos os detalhes da instalação dos tubos junto com o instalador.

Evite mudanças de direção

Ao definir o caminho dos tubos, evite trechos longos demais ou ramais em excesso. Isso faz a água perder pressão e aumenta o risco de vazamento.

Cuidado na compra

Tão importante quanto comprar tubos e conexões de boa qualidade é garantir que todas as peças sejam do mesmo fabricante. Por mais parecidas que sejam, peças de marcas diferentes podem não se ajustar bem entre si. Prefira materiais com qualidade e certificação e no tamanho adequado.

Armazene o material corretamente

Durante a obra, não deixe os tubos e conexões expostos ao sol e a variações de temperatura. Os tubos devem ficar sempre na posição horizontal e as conexões podem ser guardadas em sacos ou caixas.

Instale registros em todos os ambientes

Cada ambiente com pontos de água deve ter um registro. Assim, em caso de vazamento ou manutenção, não será necessário interromper todo o abastecimento de água da residência.

Teste o encanamento

Encha a caixa d’água e faça testes em toda a tubulação antes de fechar as paredes. Verifique se não há nenhum vazamento.

Guarde o plano de instalação

Peça uma planta hidráulica da casa e tire fotos de todas as paredes e do chão com os tubos ainda visíveis. Você poderá precisar no futuro, caso precise fazer alguma manutenção ou mesmo quando for fazer um furo em uma parede.

 

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *