Verniz à base de água ou solvente? Qual é o melhor?

Tempo de leitura: 3 minutos

Verniz à base de água ou solvente? Qual é o melhor?

 Na hora de usar o verniz na parede da casa, uma dúvida pode surgir: comprar à base de água ou de solvente? Essa é uma dúvida bastante comum, especialmente se não entende nada sobre o assunto. Mas, se você está lendo esse texto, é porque quer fazer a melhor escolha e está no caminho certo para isso.

 

Falaremos agora sobre cada um desses tipos de verniz, suas diferenças e quais as vantagens e desvantagens de cada um!

 

Quais são as diferenças?

Verniz à base de água:
Como o próprio nome já diz, o verniz à base de água tem esse líquido como ingrediente principal. Na embalagem do produto você já consegue identificar essa característica e é o consumidor que precisa fazer a preparação. Normalmente é utilizado 10% em água do volume do verniz.

Existem diversos mitos ao redor do verniz à base de água. Como é um produto relativamente novo e as pessoas já estavam acostumadas ao verniz de solvente, ele causa ainda muita desconfiança. Vamos esclarecer algumas dúvidas agora:

• O verniz à base de água costuma ser mais durável e resistente ao atrito e intempéries do clima. É o tipo de revestimento que só pode ser removido com produtos específicos;
• Esse tipo de verniz costuma ter uma vida útil 300% maior que o verniz à base de solvente;
• Não prejudica o meio ambiente e ainda não exala cheiro desagradável durante a aplicação;

Há muitos pontos positivos, mas também existem alguns pontos que podem ser considerados “contras” quando esse é o assunto. Por exemplo, a secagem do verniz não é tão rápida quanto alguns fabricantes informam, isso vai depender do clima. Assim, com a temperatura a partir 25ºC, a secagem do verniz dura cerca de 10 minutos apenas.

Porém, em áreas próximas ao litoral, onde a umidade do ar costuma ser mais alta, esse tempo pode ser maior. Superfícies frias retardam esse processo.

Verniz à base de solvente:
Esse tipo de produto não é indicado para pessoas que apresentam processos alérgicos com frequência já que possui um cheiro intenso. Dependendo do tipo de verniz, você pode ter um de secagem lenta como é o caso do verniz geral ou vitral ou ainda o de secagem rápida como o de cristal.


O ponto positivo aqui é que esse tipo de verniz oferece diversas opções de textura. Por exemplo, você pode escolher o verniz cristal que oferece muita proteção e brilho às peças. Já o verniz vitral é indicado para peças feitas de vidro. Assim, cada tipo é indicado para cobrir um material diferente.

As diferenças entre um tipo e outro estão, basicamente, na presença do cheiro e no tempo de secagem. O recomendável é esclarecer as suas dúvidas com o vendedor na hora da compra para não correr o risco de se arrepender.

E aí, suas dúvidas quanto aos tipos de verniz foram esclarecidas ? Caso possua mais alguma estamos aqui para lhe ajudar, basta comentar abaixo. Não deixe de dizer também o que achou de nosso artigo !

ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES PELAS REDES SOCIAIS:

     

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

25 Comentários

  1. Luiz Carlos

    Boa tarde! qual o tipo de verniz que vocês indicariam para ser aplicado em deck de piscina?

    Responder
    1. Primos

      Olá, Luiz Carlos!Obrigado pelo comentário!
      O verniz que mais se adequa ao seu caso é o Verniz Sparlack Stainplus. Temos opções base água e base solvente nos tamanhos 0,9L e 3,6L.
      Você pode solicitar o seu orçamento pelo link: https://bit.ly/2JuOvNb

      Responder
  2. Vanderlea

    OLá, fiz uma aplicação da parede com textura da metalatex efeito cimento queimado e quero proteger a parede sem ter efeito brilho.
    O que vocês indicam para aplicar por cima?

    Responder

    1. Vanderlea, boa tarde!

      Obrigado pelo comentário.

      Geralmente não se passa nada em cima de texturas, pois já são hidro-repelentes. Podemos indicar uma Resina Hydronorth Fosca que ajudará na impermeabilização e proteção sem alterar seu acabamento. Temos este produto em nossa loja.
      Gostaria de maiores informações ? Estamos a disposição!

      Responder
  3. LEANDRO APARECIDO JUSTINIANO

    Posso aplicar verniz a base d’água em cima de outro verniz à base de solvente ou vice-versa

    Responder

    1. Olá, Leandro tudo bem?
      Para essa situação é recomendado que primeiramente o produto que já foi aplicado seja retirado, lixando a madeira e por fim aplicando a nova camada do verniz a base de água ou solvente, pois essa camada anterior pode apresentar bolhas e ressecamento tirando assim a eficacia do produto.

      Caso o processo de lixar não seja opção, temos em nossa loja o Removedor Pintoff – Sparlack, entre em contato para saber mais sobre o produto http://primosmat.com.br/contato/
      Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.

      Responder

  4. Fiquei Apaixonada pelo seu post, Vou acompanhar seu Blog que é Top. Esse tipo de conteudo tem me agregado muito conhecimento. Grata!

    Responder

    1. Olá Sayure!

      Muito obrigado, estaremos sempre com um conteúdo incrível para você. Não deixe de acompanhar.

      Responder
  5. Diih Moura

    Olá boa tarde pintei a minha parede da cozinha com epóxi a base de água gostaria de impermeabilizar com o verniz qual seria o melhor?

    Responder

    1. Olá, não há necessidade que seja aplicado o verniz por cima da epóxi, que já é um produto de excelente cobertura e indicado para ambientes que ocorram o contato com a água. Muito obrigado pelo seu comentário, estaremos sempre com um conteúdo incrível para você. Não deixe de acompanhar.

      Responder
  6. Zizare

    Boa tarde. Existe Verniz a base de água fosco?
    Pode ser usado sobre tinta de artesanato?

    Desde já grato.

    Responder

    1. Olá,obrigado pelo comentário!

      Não é indicado seu uso sobre a tinta de artesanato, pois ocorre o risco que tire a eficacia do produto pois essa camada anterior pode apresentar bolhas e ressecamento.
      Sobre o verniz a base de água fosco, existe apenas o brilhante e acetinado da Sparlack. Apesar de não ser brilhante, o acetinado não é totalmente fosco, apresenta um brilho intermediário entre fosco e brilhante. Muita gente usa no lugar, embora não seja totalmente fosco. Existem alguns vernizes incolores para serem aplicados sobre tinta em paredes, mas não recomendamos o uso para o artesanato. Entre em contato para saber mais sobre os produtos http://primosmat.com.br/contato/
      Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.

      Responder
  7. ronan mariani

    bom dia
    tenho uma uma casa de madeira que apliquei sparlack filtro 3 a base solvente e agora na manutenção comprei sparlack filtro 3 a base de agua. posso aplicar em cima do verniz antigo sendo a base de solvente?
    obrigado

    Responder

    1. Olá, tudo bem?
      Para essa situação é recomendado que primeiramente o produto que já foi aplicado seja retirado, lixando a madeira e por fim aplicando a nova camada do verniz a base de água, esse processo também é recomendado caso o verniz seja a base de solvente, pois essa camada anterior pode apresentar bolhas e ressecamento tirando assim a eficacia do produto. Caso o processo de lixar não seja opção, temos em nossa loja o Removedor Pintoff – Sparlack, entre em contato para saber mais sobre o produto http://primosmat.com.br/contato/
      Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.

      Responder
  8. Janete Hartmann

    Olá, gostei mto de ler a matéria e tb os comentarios e respostas que estão aqui… Pergunto qual o melhor verniz para impermeabilizar uma imagem sacra, que estou restaurando e fica em área externa?
    Obrigada

    Responder

    1. Olá, obrigado por nos acompanhar!

      A respeito da sua duvida Janete, a peça e o trabalho são delicados e o uso de uma verniz como o Sparlack podem não ser indicados para esse tipo de artesanato. Indicamos que seja usado um verniz próprio para artesanato já que afinal o objetivo é a preservação da obra.
      Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.

      Responder
  9. Mirene Auxiliadora Diniz

    Mudei para uma casa e o fundo do guarda roupa que nunca apresentou mofo agora apresentou mofo em apenas 1 mês. Quero envernizá-lo com verniz a base de água, pois tenho bronquite e rinite . Essa é uma escolha correta?

    Responder

    1. Olá, obrigado por nos acompanhar!

      A respeito da sua duvida Mirene, é uma boa opção sim visto que o verniz impermeabilizará a madeira dificultando a criação do mofo. O produto a base água também é ideal caso seja você quem irá envernizar o guarda roupa, pois é um produto que não utiliza aguarás em sua diluição e possui cheiro muito reduzido em relação ao verniz base solvente.
      Lembrando Mirene que esse produto você encontra na Primos, entre em contato para saber mais sobre como adquirir https://primosmat.com.br/orcamento/
      Obrigado por seu comentário! Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.

      Responder
  10. Luciano

    Gostaria de saber se é possível pintar novamente com tinta em cima de uma parede q foi pintada com verniz acrílico a base d’agua? (Verniz para concreto aparente.)

    Responder

    1. Olá, obrigado por nos acompanhar!

      A respeito da sua duvida Luciano,
      É possível pintar sim, porém é necessário um preparo da superfície antes da pintura, pois, como todo esmalte ou verniz ao ser aplicado cria uma espécie de “película impermeabilizante”, logo, é necessário a remoção do produto para que haja a aderência da tinta que será aplicada, de maneira que a parede seja lixada ou que seja aplicado um removedor de verniz.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *