Iluminação: acerte na escolha dos lustres e pendentes!

Tempo de leitura: 2 minutos

Iluminação: acerte na escolha dos lustres e pendentes!

A iluminação faz toda a diferença nos ambientes da casa. Ela tem influência direta no humor de cada espaço e conduz o ânimo dos ocupantes, principalmente quando não há luz natural.

Por esse motivo, a escolha dos lustres e pendentes merece toda a sua atenção. O ideal é que os pontos de luz sejam pensados de acordo com cada ambiente, sempre harmonizando o mobiliário e a função de cada cômodo.

Confira algumas dicas especiais para acertar na escolha de pendentes para diversos ambientes.

 

Localização

O pendente deve ser centralizado com o móvel ou elemento a ser destacado. Na sala de jantar, por exemplo, a iluminação deve ficar no centro da mesa. No quarto de dormir, é bem comum ter um pendente centralizado no criado-mudo.

Altura

Acertar na altura do pendente é primordial, senão o que era para ser aconchegante e harmônico pode ter o efeito contrário. Para regular, faça testes com a ajuda de uma pessoa para posicionar a luz em diferentes alturas.

As cúpulas não devem ficar a menos de 20 centímetros do teto. Na sala de jantar, tome por base uma distância de 60 a 70 centímetros da mesa. No quarto, a distância pode ser de 30 a 50 centímetros do criado-mudo.

Formas

A luminária deve estar de acordo com o formato do móvel de destaque na decoração. Para móveis ovais, prefira lustres redondos, ovais ou de formas irregulares. Para móveis redondos, o modelo deve ser circular. Mesas retangulares aceitam luminárias de diversos contornos e ficam bem com várias peças menores lado a lado.

Tamanho

Não há uma regra precisa quanto ao tamanho da luminária. Vai depender um pouco do seu gosto. Via de regra, as cúpulas devem sempre ser menores que o móvel a ser iluminado, seja a mesa da sala de jantar ou o criado-mudo no quarto. Peças grandes podem funcionar, dependendo do estilo, mas cuidado para não exagerar. O tamanho não deve ser maior que metade ou dois terços.

A lâmpada

O tipo da lâmpada vai variar de acordo com a sua vontade e a funcionalidade. Para a sala de jantar, a luz pode ser amarelada, para trazer um clima mais casual. Na cozinha, a luz branca cai muito bem. Se a ideia é trazer sensação de aconchego, a luz deve ser difusa, focada e voltada para baixo.

Essas são algumas dicas para você acertar na iluminação do ambiente escolhido! Aqui na Primos você encontra materiais para ajudar na instalação e até mesmo as lâmpadas.

Quer saber quais são? Ou fazer um orçamento? Entre em contato conosco!  

 

 

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *