Sustentabilidade na sua obra: práticas simples e rápidas

Tempo de leitura: 2 minutos

Confira 5 dicas para economizar dinheiro e recursos naturais durante e após a obra ou reforma.

A sustentabilidade vem cada vez mais ganhando espaço na construção civil. Atualmente, é possível diminuir os impactos ao meio ambiente em todas as etapas da sua obra, com práticas simples e rápidas.

Além de fazer bem ao planeta, adotar medidas sustentáveis garantem considerável diminuição de gastos durante e mesmo após a conclusão das obras. Faça bonito na sua construção ou reforma e economize dinheiro e recursos naturais com as cinco dicas abaixo!

 

  1. Gestão de resíduos

Antes de começar a obra, faça um planejamento de como será feito o descarte dos entulhos. Separe os resíduos perigosos, aqueles que são inflamáveis ou tóxicos, e verifique junto ao poder público da sua cidade onde fazer o descarte. Os entulhos podem ser levados ao aterro de inertes.

 

  1. Recicle

A reciclagem vai muito além do metal, vidro, papel e plástico. Tijolo, madeira, amianto, cerâmica, fios e cabos elétricos são alguns dos itens de uma construção que podem ser reciclados. Organize um espaço no seu canteiro de obras e procure por cooperativas, empresas e demais iniciativas que possam receber ou até mesmo buscar e comprar esses materiais.


 

  1. Pense nas cores

Cores escuras podem absorver até 98% do calor solar. Para pintar paredes externas, prefira cores claras, que absorvem apenas 20%, e tenha uma economia no consumo de energia elétrica no uso de ventiladores e ar-condicionado.

 

  1. Use energia renovável

O uso de energia renovável reduz custos durante a obra e até depois. Coletores solares térmicos, painéis fotovoltaicos, mini-turbinas eólicas e cisternas de aquecimento a biomassa são algumas das soluções disponíveis no mercado.

 

  1. Economize água

Em obras grandes, é possível implementar sistemas de reaproveitamento de água nas torneiras, lavatórios e reservatórios para captação da água da chuva. Você está fazendo uma reforma pequena na sua casa? Verifique se a sua máquina de lavar tem a função de reutilizar água. Contratar profissionais que sejam conscientes no uso da água e demais recursos também faz toda a diferença.

 

*Dica Bônus*

Materiais de construção de baixo impacto ambiental poupam recursos naturais, são mais duráveis e exigem menos manutenção.

 

Aqui na Primos trabalhamos com diversas opções que podem ajudar a sua obra ou reforma da melhor maneira, quando o assunto é sustentabilidade. Você pode tirar suas dúvidas através dos comentários abaixo ou pelos nossos canais de atendimento.

 

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *