Como evitar mofo na parede?

Tempo de leitura: 2 minutos

O problema do mofo nas paredes não é apenas estético. A concentração de fungos pode ser prejudicial ao ser humano, com risco de infecções e agravamento de casos de asma.

A chegada de dias mais frios torna ainda mais propício o surgimento desses incômodos, pois a tendência é de fechar as janelas e demorar mais tempo no banho.

Com algumas dicas simples, é possível evitar estes males indesejáveis e dizer adeus àquelas manchas verdes e pretas que tanto aborrecem.

 

1. Abra as janelas

O mofo é causado pela umidade e isso se agrava quando o ambiente é mal ventilado. Para cortar o mal pela raiz, permita a circulação de ar nos espaços.

2. Deixe um rodo no banheiro

Adote uma rotina pós-banho para reduzir drasticamente o surgimento de bactérias e fungos no banheiro. Bastam poucos minutinhos por dia. Use um rodo para limpar as paredes, o chão e o boxe, seja ele de vidro, acrílico ou cortina.

3. Mantenha o ambiente limpo

Limpe as paredes do banheiro pelo menos uma vez por semana para eliminar o sabão acumulado. A limpeza pode ser feita com vinagre ou com uma solução de 10 partes de água para uma de água sanitária. Para esfregar, use esponja ou escova.

4. Deixe tudo sequinho

Por conta da umidade, banheiro e cozinha são os ambientes mais suscetíveis ao mofo. Enxugue os cantos e demais áreas que costumam ficar molhadas.

5. Prefira tintas permeáveis

É importante evitar e combater o surgimento de bolhas nas paredes. Por isso, use tintas permeáveis para a pintura, para que o vapor d’água não fique preso. No caso de paredes já pintadas, não permita que a bolha se expanda demais. Use uma espátula para descascar.

6. Mofo nos móveis

O mofo também pode surgir nos móveis, principalmente quando próximos a paredes sujeitas a umidade. Em cômodos adjacentes à cozinha ou banheiro, mantenha os móveis a uma distância de 5 centímetros da parede. No caso de móveis embutidos, o ideal é impermeabilizar um dos lados da parede.

7. Faça uma boa impermeabilização

Como dissemos no começo, o mofo é causado pela umidade. Portanto, é fundamental fazer uma boa impermeabilização de ambientes, especialmente na cozinha e banheiro, até mesmo para evitar outros problemas mais graves na sua construção.


 

Tem  alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *