Por que envernizar móveis de madeira no inverno?

Tempo de leitura: 2 minutos

O inverno é a estação mais delicada para móveis feitos de madeira. Entenda o por quê.

O inverno é uma estação delicada para os móveis de madeira. A combinação de ar seco, frio e o uso de aquecedores causam constantes variações de umidade e temperatura e a consequência disso são encolhimentos e dilatações, que comprometem os acabamentos e pontos de encaixe.

É por isso que o ideal é aproveitar a época para fazer reparos nas paredes, pisos, portas e móveis de madeira da casa. Confira nossas dicas para não errar na escolha do verniz ou stain e fazer a aplicação da maneira correta.

Verniz ou stain?

O stain não tampa os poros da madeira e assim permite que toda a água que penetre saia na forma de vapor. A película de proteção é bem fina e penetra as fibras da madeira. Os aspectos naturais ficam preservados em seus movimentos, texturas e relevos. Outra vantagem é na reaplicação – você não vai precisar remover a camada antiga, basta um leve lixamento.

Já o verniz não penetra na fibra da madeira. Ele cria uma camada protetora que recobre os poros, dá mais brilho e protege a peça dos efeitos da exposição ao tempo. O verniz é vendido em várias marcas e modelos, de acordo com o ambiente e suas preferências. A reaplicação deve ser feita entre 1 e 2 anos, a depender da exposição ao sol e intempéries.

Cuidados prévios

Escolha um lugar bem ventilado, para evitar mal-estar causado pelo cheiro forte do verniz ou stain. Garanta uma boa iluminação, para identificar bolhas de ar, marcas de pincel e outras imperfeições que surgem durante a aplicação. Mantenha o local limpo para que não grude poeira na superfície da peça enquanto o produto estiver fresco. Evite fazer a aplicação em dias muito quentes, acima de 26ºC, pois o calor pode formar bolhas no verniz. Não esqueça dos óculos e máscaras de proteção e use roupas velhas, pois o verniz e o stain podem manchar tecidos.

Você vai precisar

Rolo de espuma, pincel de cerdas macias ou pistola de aplicação, lixa para madeira 150 e 220 e aguarráz, para limpeza da peça e diluição do verniz. Para forrar o chão e proteger áreas que não serão pintadas, use fita crepe e plástico, jornal ou lona.

Como aplicar

O primeiro passo é lixar bem a madeira para retirar farpas e tintas gastas. Não deixe vestígios de verniz da aplicação anterior. Na hora de aplicar, leia atentamente às instruções do fabricante. A embalagem deve conter instruções sobre a diluição do produto, aplicação e tempo de secagem. Procure passar o produto sempre nos sentidos dos veios da madeira e respeite o tempo de secagem entre cada demão, que pode chegar a 24 horas. Entre uma demão e outra, use lixa 220 para melhor acabamento.

 

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos!

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *