Qual a diferença entre gesso e massa corrida?

Tempo de leitura: 2 minutos

Gesso e massa corrida são ótimos para acabamento, mas possuem algumas diferenças. Veja qual é o mais apropriado para o que você precisa.

Gesso e massa corrida possuem muitas semelhanças. Eles são os campeões de preferência no acabamento em superfícies de alvenaria para ambientes internos, pois corrigem imperfeições e deixam a estrutura lisa e nivelada antes de receber a pintura.

Porém existem algumas diferenças significativas entre esses dois produtos. Vale a pena se informar a respeito para saber qual é o mais adequado para a sua reforma. Confira abaixo quais são as diferenças entre gesso e massa corrida.

Quando usar

Ambos só devem ser aplicados em ambientes secos, sem contato com umidade. O gesso é viável quando a alvenaria está regular, sem saliências ou imperfeições significativas e com blocos cerâmicos ou de concreto de boa qualidade. Neste caso, pode ser aplicado diretamente na alvenaria.

A massa corrida certamente é a melhor opção em superfícies que já foram ou precisarão ser rebocadas. Paredes que futuramente receberão prateleiras, suportes e quadros são bons exemplos.

Custo

O gesso é a opção mais rápida e econômica, ao menos em um primeiro momento. Motivo: o gesso seca em menos tempo, rende mais e dispensa a aplicação de emboço e reboco. Por outro lado, o gesso exige a aplicação de um produto preparador antes e, por ser um material poroso, consumirá mais tinta na hora da pintura.

A massa corrida exige que a parede seja rebocada antes e, se a parede for revestida com cal, é necessário esperar algumas semanas antes de aplicar, porém dispensa o uso de produto preparador e é mais econômica na pintura.

É importante lembrar que o custo também vai depender das condições da estrutura e a disponibilidade de mão de obra qualificada, entre outros fatores.

Acabamento

O gesso tende a apresentar mais desníveis e é mais vulnerável à ação do tempo e a qualquer sinal de umidade. A massa corrida, por sua vez, apresenta melhor nivelamento e oferece mais isolamento acústico.

Resultado final

Para resumir, se o que você procura é economia e rapidez, o gesso pode ser a melhor alternativa, principalmente se as estruturas de alvenaria foram bem executadas e a mão de obra é qualificada. A massa corrida é a opção para quem busca qualidade, pois as chances são maiores de obter um acabamento perfeito, com boa proteção acústica e resultados duradouros.

Dica

Para ambientes úmidos, como banheiro, cozinha e área de serviço, o mais recomendado é a massa acrílica.

 

Tem alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

 

PRIMOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO 
www.primosmat.com
(15) 3229-3388
(15) 9 9608-6551(WhatsApp)
primos@primosmat.com

 

9 Comentários


  1. Esse artigo ajudou a esclarecer muitas dúvidas, é sempre bom encontrar pessoas dispostas à ajudar, parabéns pela iniciativa, ótimo trabalho.

    Responder

    1. Olá Jairo!

      Muito obrigado, estaremos sempre com um conteúdo incrível para você. Não deixe de acompanhar.

      Responder

    1. Olá, Lucio!
      Muito obrigado, que bom que o conteúdo foi útil para você
      Estaremos sempre com um conteúdo incrível, não deixe de acompanhar.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *