Como escolher a lâmpada ideal para o seu ambiente?

Tempo de leitura: 4 minutos

Qual o critério que devo considerar no momento de escolher uma lâmpada? Preço? Eficiência?

Um ambiente bem iluminado pode fazer toda a diferença na decoração e funcionalidade do cômodo, por conta disso, é necessário entender qual o melhor tipo de iluminação para acertar em cheio!

Separamos algumas dicas e recomendações para que você possa entender um pouco mais sobre as lâmpadas disponíveis no mercado e decidir qual será a melhor para o seu objetivo, confira:

1. Defina o proposito e a quantidade de lâmpadas que você precisa usar no ambiente

Blur, Lâmpada, Brilhante, Bulbo, Close Up, EscuroO ambiente é pequeno ou é grande? Ele precisa ser bem iluminado ou a ideia é utiliza-lo para descanso?

É preciso considerar qual será a funcionalidade do cômodo antes de optar por qualquer tipo de lâmpada, além disso, considerar a quantidade de lâmpadas necessárias para a iluminação também é muito importante.

A iluminação é responsável por trazer o brilho adequado ao ambiente, destacar objetos de decoração ou até mesmo valorizar o acabamento do ambiente como pisos, papéis de parede ou pinturas por exemplo.

2. Qual a melhor lâmpada para cada ambiente?

Já sei qual será o propósito do cômodo, mas como escolher a lâmpada adequada para ele?

Existem muitas opções disponíveis no mercado, se você conhecer os tipos de lâmpadas e modelos poderá encontrar exatamente o que precisa para deixar o seu ambiente perfeito! Temos uma pequena lista para te ajudar;

Lâmpadas Incandescentes

As Incandescentes utilizam um pequeno filamento para circulação da corrente elétrica o que as torna pouco eficiente, o filamento acaba superaquecendo e grande parte do consumo de energia acaba sendo dissipada em calor o que também aquece muito o ambiente.

Sua vida útil é considerada baixa, aproximadamente mil horas de uso. O atrativo é seu preço convidativo se comparado com as demais opções de mercado. Possui uma tonalidade de cor branca quente indicada para ambientes de descanso.

Lâmpadas fluorescentes

Elas foram projetadas para substituírem as incandescentes, possuem boa eficiência e têm uma vida útil média de 12 mil horas. Como prós oferecem uma boa iluminação para o ambiente e também tem um baixo custo energético, nesse caso são indicadas para ambientes de maior permanência.

Existem duas variações, as fluorescentes de cor branco quente são indicadas principalmente para ambientes de descanso enquanto as fluorescentes de branco frio são adequadas para ambientes de maior atividade.

Lâmpadas LED

As lâmpadas LED são extremamente eficientes e duráveis, seu custo de aquisição é mais alto se comparada as demais da lista porém é compensado no consumo de energia. Sua vida útil dura em média entre 20 a 45 mil horas. As lâmpadas LED se adequam melhor para ambientes de descanso como quartos e banheiros.

Lâmpadas Halógenas

Podem ser consideradas como lâmpadas incandescentes, porém contem a presença de bromo e iodo na sua construção o que faz a diferenciação tornando-as conhecidas como lâmpadas halógenas. Possuem coloração amarelada e duram mais do que as lâmpadas incandescentes convencionais. Um dos pontos a serem avaliados nas lâmpadas halógenas é a emissão de calor, que também é superior ao das lâmpadas incandescentes.

As lâmpadas halógenas podem ser usadas para dar ênfase e destaque em decorações nos ambientes, por exemplo, utilizando em spots, lustres e outros objetos.

Obs: Toda lâmpada emite calor, não se esqueça de considerar isso no momento de definir qual lâmpada irá utilizar, nesse quesito, as lâmpadas de LED são as melhores opções.

3. Dê preferencia sempre para a luz natural

abajur, acolhedor, aconchegoApesar de todas as lâmpadas que citamos, nenhuma delas supera a luz natural, além de trazer economia de energia (o que é muito bom) a luz solar é a mais adequada para os ambientes por questões de sustentabilidade e também de saúde.

O ideal é que as luzes artificiais sejam utilizadas somente durante a noite, por isso, janelas são muito importantes nos cômodos!

Gostaram das dicas? Continuem nos acompanhando em nossas redes sociais!
 

Você também pode se interessar:

● Como fazer a reforma da casa em família!
● Veja o que fazer para acabar com o mofo nas paredes e no teto!
● Friozinho? Veja como deixar tudo aconchegante em casa no inverno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *