Como escolher brocas? Dicas para você não errar na sua escolha!

Tempo de leitura: 3 minutos

Como escolher a broca certa para cada tipo de trabalho? Essa dúvida é mais comum do que muitos imaginam!

Para saber como escolher a broca certa é bem simples. Basta analisar o que realmente você pretende fazer com ela, se sua pretensão é furar uma parede durante a reforma na sua casa existe uma broca especifica para isso, assim como existe outro tipo de broca para furos em madeira, metal, alvenaria, vidros e outros.

O fato é que existem inúmeros tipos de brocas, por conta disso vamos mostrar os principais e mais utilizados para que você possa descobrir qual a broca que você precisa usar ou comprar:

Brocas para madeira

Também conhecida como broca de 3 pontas, as brocas para madeira costumam ser feitas de aço baixo carbono, um aço mais barato, mas também de qualidade um pouco inferior o que faz com que as brocas percam o fio mais rapidamente. As brocas de madeira costumam ter ranhuras maiores para permitir que o pó e a serragem escapem com mais facilidade durante o uso, elas também contêm uma adaga no meio que serve como guia para a furação.

Broca de Videa (Concreto)

As brocas de videa são ideais para a perfuração de superfícies mais duras como concreto, pedras e cerâmica por exemplo. Elas são feitas de materiais muito mais resistentes do que as brocas de madeira e possuem geralmente um corpo mais grosso, as ranhuras servem para levar embora o pó formado durante o uso e abre caminho para a furação. Existem outros tipos de brocas para concreto que funcionam de forma semelhante à broca de videa.

Brocas para metais

As brocas para metais são as que possuem as maiores ranhuras entre todas as outras brocas. Os metais são geralmente moles e acabam formando fios longos de metais durante a furação, os chamados “cavacos”. As grandes ranhuras ajudam o cavaco a não se enrolar no metal e na broca podendo gerar travamentos na furadeira e até mesmo estragar o metal que está sendo perfurado.

Existem casos de pessoas que insistem em continuar a furação e acabam quebrando a broca, a furadeira e perdendo o material que está sendo perfurado, portanto é importante saber furar de forma correta!

Brocas Serra Copo

As brocas Serra Copo são utilizadas geralmente para fazer furos de grandes diâmetros. Ela tem a forma de um copo e possui as bordas serrilhadas para fazer a perfuração. Uns exemplos de sua utilização seriam para os furos em mesas de escritório.

Essas são as brocas mais utilizadas e vendidas, é muito comum ter pelo menos algumas delas em casa para realizar algum tipo de serviço como furar paredes ou até mesmo madeira.

É importante deixar claro que além do tipo de broca correta é necessária também fazer o procedimento de forma correta e segura sempre, na dúvida, busque o apoio de um profissional para evitar maiores problemas!

Gostou do nosso artigo? Siga nossa página no Facebook e continue por dentro do universo da construção!

Você também pode se interessar:

● Como escolher a lâmpada ideal para o seu ambiente?
● Como renovar o banheiro gastando POUCO!
● Friozinho? Veja como deixar tudo aconchegante em casa no inverno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *