5 Dicas Fáceis para Cuidar Bem dos seus Pisos de Madeira!

Tempo de leitura: 3 minutos

Se existe uma tendência de decoração que nunca saiu de moda foi a de utilizar pisos de madeira nos ambientes! É indiscutível que o assoalho madeirado oferece uma sofisticação diferenciada para o ambiente que é escolhido para fazer parte.

Apesar disso, muitas pessoas ficam preocupadas em escolher pisos de madeira pelos cuidados que eles exigem. Nesse artigo mostraremos que não é tão difícil quanto parece cuidar e ter esse assoalho em sua casa continue a leitura e confira.

Como limpar os pisos de madeira?

Antes de realizar a manutenção nos pisos como reaplicação de verniz e outros cuidados, primeiro vêm à limpeza para que esses cuidados sejam realmente efetivos.

Utilize vassouras de cerdas macias
Para começar a limpeza, nada melhor do que as clássicas vassouras de cerdas, com elas você já consegue eliminar boa parte da poeira e reduz o risco de gerar qualquer tipo de dano ou riscos no assoalho.

Outra ótima alternativa para a limpeza seria a utilização dos aspiradores de pó, também muito eficientes para a limpeza cuidadosa dos pisos de madeira. O importante é retirar qualquer partícula de areia ou pedra que foram trazidas consigo.

Quando lavar, não exagere no enxágue
Umidade em excesso é um dos maiores inimigos dos pisos de madeira. É recomendado que a limpeza com água seja feita apenas uma vez por semana para evitar manchas, perda de brilho e inchaço no revestimento.

Uma dica válida para conseguir limpar com pouca água é utilizar um pano úmido com algumas gotas de detergente.

Utilize produtos específicos para pisos de madeira
Para dar um acabamento especial na limpeza do assoalho é de costume ser feita a aplicação de verniz e ceras no piso, porém, antes de aplicar qualquer coisa leia atentamente aos rótulos para garantir que a dosagem seja feita de forma correta.

Uma dica é considerar sempre os produtos que não contenham silicone em sua formulação. Infelizmente o silicone á longo prazo forma uma camada oleosa por cima do revestimento que dificulta muito a limpeza do assoalho.

Cuidados com o piso de madeira

A madeira tem uma origem natural um pouco mais delicada que outros materiais, por conta disso também pede alguns cuidados específicos para permanecer em bom estado.

Os pisos de madeira quando comprados em fornecedores especializados costumam vir com camadas e revestimentos que já oferecem maior proteção e qualidade para mantê-los tranquilamente no dia a dia, esses revestimentos são responsáveis por evitar fungos e garantir mais brilho e qualidade, aumentando também a durabilidade do assoalho.

Para preservar os pisos podemos tomar alguns cuidados simples em nosso dia a dia que ajuda e muito a evitar danos.

Uma dica simples para quem possui não somente piso de madeira, mas qualquer outro tipo de material!

Use tapetes e capachos
Uma das recomendações mais eficazes para evitar danos nos pisos é a utilização de tapetes e capachos nas áreas de maior circulação da casa. Os tapetes seguram qualquer tipo de poeira ou pedra que você traga consigo, evitando que essas pequenas partículas façam terríveis marcas nos pisos de madeira.

Mas não adiantaria nada termos os tapetes para segurar partículas arenosas se tivermos o péssimo hábito de arrastar a nossa mobília pela casa não é mesmo? Essa é a principal culpada pelos riscos nos pisos e desgastes dos vernizes, uma dica valida é aplicar pequenos feltros nos pés dos moveis.

Por fim, para manter sempre a beleza e o brilho dos pisos de madeira é importante reaplicar o verniz de tempos em tempos.

Caso tenha dúvidas, lembre-se de consultar profissionais capacitados para que realizem a tarefa!

E aí? Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais Facebook e Instagram, e fique por dentro do universo reforma e construção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *